Atrações do Entorno

    Barra do Piraí


No distrito de Ipiabas, realizam-se festivais de música durante todo o ano. Já consolidada como destino regional de gastronomia, com destaque para os pratos de peixe, a região também tem a Cachoeira de Ipiabas e o Santuário da Concórdia, este com uma estrutura para os praticantes da observação de aves, com hospedagem e guias sob agendamento.

 

 


  Foto : divulgação

O nome Taquara foi dado pelos escravos, devido à abundância de um bambu fino, encontrado na propriedade, que era assim denominado. A casa foi construída, provavelmente na década de 1830, em forma de um quadrilátero com um jardim interno, permanecendo ainda hoje, sob o domínio da família do comendador João Pereira da Silva.  
 
Com quase dois séculos de existência, a sede, ainda em perfeito estado de conservação, preserva sua história, com móveis e retratos originais. Outra característica dessa propriedade é ser, até os dias de hoje, centro de produção de café, como no século passado.  
A propriedade recebe visitantes mediante reserva prévia, podendo ser acompanhada por um delicioso café da manhã, lanche da fazenda ou almoço que são servidos no antigo depósito, localizado abaixo do casarão, onde escravos trabalhavam e vigiavam e que hoje se transformou no Restaurante da Taquara. 

  End. : Estrada de Barra do Piraí - Valença (RJ-145), Km 2 - Barra do Piraí

  Tel. : (24) 2443-3104


  Foto : divulgação

O Aldeia das Águas é um parque aquático com 17 piscinas, toboáguas, Rio Corrente e Piscina de Ondas, além de spa, quadras poliesportivas, campos de futebol society, espaço para esportes radicais e um lago de pesca. 

Para quem curte adrenalina, o Kilimanjaro promete momentos de muita emoção. O toboágua foi eleito, pelo Guinness Book, o maior do mundo. São impressionantes 49,9 metros de altura.

  Visitação : De Terça a Sexta: 9h às 17h30 . Sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h30 (até 18h30 nos meses de outubro a fevereiro).

  End. : BR 393, KM 270, Barra do Piraí

  Tel. : (24) 2433-1122

  Ingressos : Os preços variam de acordo com a faixa etária. 

  Saiba Mais


A Fazenda São João da Prosperidade foi fundada no século XIX, entre 1820 e 1830, no início do cultivo do café no Vale do Paraíba. Teve como seu primeiro proprietário, Antonio Gonçalves de Morais, conhecido como “Capitão Mata Gente”. Fundador do povoado de São Benedito, que deu origem a Barra do Piraí. Hoje a Fazenda da Prosperidade é um recanto turístico que nos conduz ao tempo dos Barões do Café, com toda singularidade que essa época nos legou.

Pode ser feita visita ao alambique onde é feita da cachaça, acompanhada de batida de maracujá. Também é servido um lanche com a provinha da linguiça fabricada na fazenda. No local também é vendido da fazenda: lingüiça, queijo, cachaça, artesanato regional e doces caseiros.

  Visitação : Necessário fazer reserva.

  End. : RJ 137, Estrada Barra do Piraí, Km 7 - Ipiabas - Barra do Piraí

  Tel. : (24)2442-3194

  Saiba Mais


  Foto : Ascom Diocese BP/VR

A Catedral de Nossa Senhora Sant’Ana é propriedade da Arquidiocese da Igreja Católica em Barra do Piraí e foi tombada como patrimônio histórico por Lei Municipal de 1983. Com feições neoclássicas construída no século XIX,  a catedral é um belo monumento histórico ligado à personalidade do Terceiro Barão do Rio Bonito, que custeou sua construção sendo homenageado pelo renomado artista do século XIX, Victor Meireles, com um quadro de corpo inteiro que hoje decora a sacristia da igreja. 

 A pedra fundamental foi lançada por D. Pedro II, em 1864, quando de sua visita para a inauguração do entroncamento ferroviário de Barra do Piraí. Foi inaugurada em 26 de julho de 1881. Foi elevada à condição de Catedral em 4 de dezembro de 1922, com a instalação da Diocese de Barra do Piraí. 

  End. : Rua Barão do Rio Bonito, 240 - Nossa Senhora de Santana, Barra do Piraí

  Tel. :  (24) 2442-3457


  Foto : Isabela Kassow

Foi inaugurado em 7 de agosto de 1864, com a presença do imperador D. Pedro II. Fazia parte da primeira linha construída pela Estrada de Ferro II, que a partir de 1889 passou a ser chamada de E. F. Central do Brasil. A estação de Barra do Piraí foi criada para ser o maior entroncamento de trens do país. Em 1928, 16 trens diários faziam a ligação da cidade com o Rio de Janeiro. Até 1996, passava por ali o Barrinha, trem de passageiros e cargueiro que fazia o trajeto Barra do Piraí-Japeri, no pé da Serra das Araras.

Após a privatização, o edifício foi cedido à Prefeitura de Barra do Piraí, que nele instalou um centro cultural e um cinema. 

  End. : Rua da Estação, Centro, Barra do Piraí 

INEA - Instituto Estadual do Ambiente
Av. Venezuela 110, Saúde - Rio de Janeiro - Rj.
CEP 20081-312 | www.inea.rj.gov.br
   
Instituto Estadual do Ambiente - Imprint - © Copyright 2008-2017